Mamma Mia! The Movie – 2008 (Mamma Mia! – O Filme)

17/09/2008

mamma_mia Mamma Mia é um fenômeno global baseado nas músicas do grupo ABBA (grupo sueco de enorme sucesso nos anos de 1970) – http://www.abbariginal.info/. Mas como isso começou? Simples: é uma peça de teatro que virou filme, então só para vocês entenderem da onde vem essa história. Tudo começou nos anos 80, quando a produtora Judy Craymer trabalhava com Benny Andersson e Björn Ulvaeus como produtora executiva do primeiro projeto deles pós-ABBA, o musical Chess.

Inspirada no aspecto teatral do trabalho dos compositores, Judy teve a idéia de criar um musical com canções já existentes do grupo ABBA, em um original e empolgante formato. Andersson e Ulvaeus ficaram, inicialmente, relutantes, mas em 1995 eles concordaram com o projeto e, dois anos depois, Craymer convidava a teatróloga Catherine Johnson para escrever o espetáculo.

Mais tarde, com uma afetuosa e empolgante história em mãos, a produtora iniciaria as buscas por um diretor, trazendo para o projeto a respeitada diretora de teatro e ópera Phyllida Lloyd. O primeiro espetáculo teatral de MAMMA MIA! – http://www.mamma-mia.com/ estrearia em 6 de abril de 1999, no Prince Edward Theatre, em Londres, se tornando um fenômeno global de entretenimento e atraindo um público de mais de 30 milhões de pessoas.

Inspirado pela mágica da narrativa das canções do grupo ABBA, como “Dancing Queen”; “S.O.S.”; “Money, Money, Money”; “Take a Chance on Me”, “Mamma Mia” e muitas outras canções do ABBA o filme contagia tanto que quando vocês ouvirem no cinema, vão começar a acompanhar com os pés todas as batidas das músicas inesquecíveis do ABBA e quando menos perceberem, vão estar cantando também, e acreditem, até agora não consigo parar de cantar Mamma Mia!

Mas então… Qual é mesmo a história de “Mamma Mia!”? Donna Sheridan, interpretada por Meryl Streep [The Devil Wears Prada (2006) e The Bridges of Madison County (1995)] é mãe solteira de Sophie Sheridan, interpretada por Amanda Seyfried [Alpha Dog (2006) e Mean Girls (2004)], ambas vivem em uma ilhazinha paradisíaca na Grécia. Sophie vai casar-se e após descobrir três nomes no diário de sua mãe, Sam Carmichael é interpretado por Pierce Brosnan [Butterfly on a Wheel (2007) e The Thomas Crown Affair (1999)], Bill Anderson é interpretado por Stellan Skarsgård [The Glass House (2001) e Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest (2006) como Bootstrap Bill]  e Harry Bright é interpretado por Colin Firth [Nanny McPhee (2005) e Bridget Jones’s Diary (2001)], então o trio é convidado secretamente pela jovem Sophie para ir ao casamento, que credita que um deles seja seu pai.

Bom depois de esclarecer o mistério de Mamma Mia!, eu lhes digo: O filme é fantástico, uma delícia de assistir, é pura energia, original, com uma fotografia do mediterrâneo de dar água na boca e com uma performance musical excelente por parte do elenco. O longa é contagiante, mas vou adverti-los: se não gostam de musicais e de ABBA não vão assistir, nem mesmo por curiosidade ou para fazerem companhia a aqueles que gostam. Eu sou geração ABBA e adorei o filme, pois adoro ABBA, desde pequena que ouço as musicas dessa banda, assistam no cinema é imperdível.

Confira o trailer ao lado.

bom filme!

roberta vieira

http://www.mammamiamovie.com/

http://www.mammamiaofilme.com.br/

mammamia

http://www.amazon.com/Mamma-Mia/dp/B0019FOC5E/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=music&qid=1221688352&sr=1-1 – link do site amazon para você escutar um pedacinho das canções do ABBA interpretadas no filme e abaixo segue a lista das mesmas:

cd mamma mia rv

1. Honey, Honey
Amanda Seyfried

2. Money, Money, Money
Meryl Streep

3. Mamma Mia
Meryl Streep

4. Dancing Queen
Meryl Streep

5. Our Last Summer
Colin Firth

6. Lay All Your Love On Me
Dominic Cooper

7. Super Trouper
Meryl Streep

8. Gimme! Gimme! Gimme! (A man after midnight)
Amanda Seyfried

9. The Name Of The Game
Amanda Seyfried

10. Voulez-Vous
Cast Of Mamma Mia The Movie

11. SOS
Pierce Brosnan

12. Does Your Mother Know
Christine Baranski

13. Slipping Through My Fingers
Meryl Streep

14. The Winner Takes It All
Meryl Streep

15. When All Is Said And Done
Pierce Brosnan

16. Take A Chance On Me
Julie Walters

17. I Have A Dream
Amanda Seyfried

18. Thank You For The Music
Amanda Seyfried

%d blogueiros gostam disto: