Início > DVD, Favoritos > Moliere – 2007 (As Aventuras de Moliere)

Moliere – 2007 (As Aventuras de Moliere)


moliere Em 1658, o ator e diretor de peças teatrais, Moliere (Jean-Baptiste Poquelin), interpretado por Romain Duris [Dans Paris (2006) e Divorce, Le (2003)], viajava com sua trupe de atores por todo Reino da França, apresentando-se com comédias que  ridicularizavam os costumes franceses. Um belo dia ele é chamado por uma mulher que está em seu leito de morte. O filme, de fato, começa aí, quando regressa 13 anos antes desse ponto da história. Moliere estava devendo uma grande quantia de dinheiro e fora preso por não ter condições de pagar.

Um rico comerciante do interior da França, que não tem título de nobreza, paga sua dívida em troca dos conhecimentos de Moliere sobre a arte de atuar. Este homem, M. Jourdain, interpretado por Fabrice Luchini [Paris (2008) e Jean-Philippe (2006)], quer apresentar-se em um pequeno ato como demonstração pública de afeto a uma jovem condessa. O problema é que M. Jourdain é casado e leva Moliere para morar com ele e sua família até que o mesmo tenha lhe ensinado tudo.

O filme é bom, interessante, todo na língua francesa, como uma bela fotografia, assim como o figurino riquíssimo. Moliere se mete em várias confusões, o que torna o filme divertido. Mas não esperem um filme tradicional americano de comédia, pois não é. Mas para quem tem a mente mais aberta, e curte assistir algo diferente dos hollywoodianos, então arrisque.

Esse longa teve sua estréia em Janeiro de 2007 e estava em cartaz no cinema até a semana passda. Por tanto confira as programações das salas de cinemas ou aguarde o lançamento em DVD.

Confira o trailer ao lado.

bom filme!

roberta vieira

http://www.bimfilm.com/leavventuregalantidelgiovanemoliere/

moliere e celemine

Vale comentar que esse filme não é uma biografia do famoso Jean-Baptiste Poquelin, mais conhecido como Molière (batizado em Paris a 15 de Janeiro de 1622 – 17 de Fevereiro de 1673), foi um dramaturgo francês, além de ator e encenador. É considerado um dos mestres da comédia satírica. Teve um papel de absoluta importância na dramaturgia francesa, até então muito dependente da temática da mitologia grega. Usou as suas obras para criticar os costumes da época, criando o lema “ridendo castigat mores”. É considerado o fundador, indireto, da Comédie-Française. Dele, disse Boileau: Dans le sac ridicule où Scapin s’enveloppe je ne reconnais plus l’auteur du Misanthrope – (“No saco ridículo onde se envolve Escapino, não reconheço mais o autor de O Misantropo”). Como encenador, ficou também conhecido pelo seu rigor e meticulosidade. (fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Moli%C3%A8re).

No entanto no filme, o personagem Moliere se passa por M. Tartuffe, a mando de M. Jourdain, para não levantar suspeitas com a esposa de M. Jourdain.

Tartufo (em francês Le Tartuffe) é uma comédia de Molière, e uma das mais famosas da língua francesa em todos os tempos. Sua primeira encenação data de 1664 e foi quase que imediatamente censurada pelos devotos religiosos que, no texto, foram retratados na personagem-título como hipócritas e dissimulados.

Os devotos sentiram-se ofendidos, e a peça quase foi proibida por esta razão, pelos tribunais do rei Luís XIV de França, onde tinham grande influência.

Na língua portuguesa, o termo tartufo, como em outro idiomas, passou a ter a acepção de pessoa hipócrita ou falso religioso, originando ainda uma série de derivados como tartufice, tartúfico ou ainda o verbo tartuficar – significando enganar, ludibriar com atos de tartufice.(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartufo)

Categorias:DVD, Favoritos Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: